Projeto Social
Como Vai Meu Mundo
O projeto “Como Vai meu Mundo?” teve início em Janeiro de 2011 e foi idealizado por Dexter e seu amigo Eduardo Bustamante, a pedido do, até então, Juiz Titular da Vara de Execuções criminais de Guarulhos, Dr. Jaime Garcia dos Santos.
A proposta é introduzir no sistema carcerário a perspectiva iluminadora da arte, por meio de uma metodologia dividida em 2 fases:
Fase 1: Arte, Cultura e Expressão, onde os reeducandos dialogam sobre a importância da arte como meio de expressão.
Fase 2: Comunicação e Informação, onde os reeducandos desenvolvem um olhar crítico sobre a grande mídia, além de entender as possibilidades midiáticas de produção e seus recursos. Neste ciclo, eles participam de oficinas de Rádio e TV, Cinema, Jornalismo, Internet e Redes Sociais.
O plano de trabalho se inicia com o foco na abordagem do hip-hop. Mas, com o tempo, vai se diversificando e apresentando novas linguagens e possibilidades de trabalhos.
Público alvo: Presos com idade entre 18 e 60 anos. Sendo atendidos, na grande maioria, jovens entre 18 e 29 anos.
Já foram realizadas 4 edições do projeto, cada uma com a duração de 6 meses. Edições essas que contaram com o trabalho voluntário de mais de 60 pessoas, além da colaboração de grupos musicais, representantes do poder público e veículos de comunicação.
Passaram pela formação mais de 800 reeducandos e 80% deles já estão em liberdade e trabalhando.
Além de Certificados, foi entregue a essas pessoas o direito de acreditarem em si mesmas. Foi dada a elas uma nova oportunidade de aprendizado e conhecimento, para que pudessem usar, positivamente, quando estivessem em liberdade.
Para Dexter, Eduardo e Dr. Jaime, investir no ser humano é o melhor caminho para as mudanças que queremos ver na sociedade.